Quando foi que você parou de se sentir bonita?”


Na semana passada em meio a uma crise de TPM, resolvi mudar o visual e cortar meu cabelo. Corri pro salão e cortei. Junto com os fios de cabelo, foi para o chão o restinho de bom humor que me restava. Na hora odiei o resultado. Estava tentando deixar meu cabelo crescer, fui aparar as pontas e sai quase careca. Ok. Confesso que estou exagerando, sou uma completa exagerada, desculpem-me.

A verdade, é que agora tendo se passado quase uma semana, percebo que não estou careca coisa nenhuma e que meu cabelo não está tão ruim. Confesso que na hora me senti feia. Horrível. Pensei até que poderia ser aceita sem nenhum problema pela família Addams, mas então lembrei que a Mortícia Addams tem aquele cabelão extremamente comprido e liso.

Com o passar dos dias e da minha insatisfação capilar, deparei-me com meu reflexo no espelho e me questionei quando foi que parei de me sentir bonita. Quando foi que comecei a me incomodar tanto pelo fato de não estar nos padrões de beleza da nossa sociedade. Quando foi que comecei a me importar pelo fato de ser magra demais, de me faltarem curvas ou de não ter um cabelo estilo Rapunzel.

A verdade, é que não sei quando isso aconteceu. Só sei que mesmo sendo sempre contra a esses padrões me peguei tentando fazer parte de uma beleza que não é real. Por mais que sejamos totalmente contra, uma vez ou outra iremos ser pegas pela vontade louca de ser parte de um padrão, ainda mais se for um padrão de beleza.

O mais engraçado é que a maioria das mulheres não se encaixa em nenhum padrão. Se algum dia, você se sentir feia ou até mesmo fora dos “padrões”, lembre-se que a verdadeira beleza não está nas suas curvas, muito menos no seu decote.

 Não somos gostosas, não tiramos costelas para ter uma cintura ridiculamente minúscula, não temos pernão, coxão e muito menos bundão. Mas, temos coração, e é isso que realmente importa.

9 comentários

  1. Oi, Duda!

    Não sei se esse texto é apenas ficcional, mas eu tive uma experiência parecida com essa. Eu confesso que acho lindo cabelos longos, já tive os meus assim, mas ultimamente tá me dando uma impaciência capilar que me fez mantê-los bem curtos. Agora acho ótimo. Lá estou eu de cabelo curtinho no meio de todo mundo singular. Já me achri horrível assim, achei que nenhum menino iria me achar bonita assim, mas aprendi a me aceitar. Se gosto do meu cabelo assim, então vou mantê-lo assim, nem que seja só para mim!

    Love, Nina.
    ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa Duda!!!
    esse texto expressou muito bem tudo o que eu sinto as vezes, principalmente quando estou na TPM...
    amei seu blog é incrível e já curti sua pagina.
    https://www.facebook.com/GarotaDaPagina
    https://amytagava.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai Duda, você é tão fofa! <3
    Adorei seu texto, principalmente a forma como expressou todos os sentimentos que teve ao fazer um simples corte de cabelo. Mantenho meus cabelos compridos, não por uma imposição de padrão de beleza, mas sim porque eu gosto, como tenho uma carinha de bolacha trakinas (é a mais pura verdade *-*), não acho que fica legal, mas também se gostasse dele curto, muito provavelmente mandaria o que fica legal ou não paro o espaço e o cortaria...

    Quando estou na TPM também costumo fazer algumas coisas das quais me arrependo depois, por exemplo, já fui mega loira e como já tava feito, não quis desfazer e passei um ano assim, agora faz uns 4 meses que voltei para o castanho e estou me sentindo muito melhor... (Pintei de loiro para ver se me achava mais bonita, assim como aquelas mulheres da televisão lindas e maravilhosas, mas não deu muito certo) e agora sou uma morena "comum" de novo, mas que se sente muito bem como é! <3

    Beijinhos,
    http://www.darealidadeaosonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, como eu queria ter lido esse texto a uns meses atrás quando eu estava me sentindo exatamente assim! O pior nem é a gente se sentir "feia", o pior são os seus ""amigos"" te colocarem mais pra baixo, sempre tive complexo por ser baixinha e magrela, mas nunca me importei muito com isso, sempre passava! Mas depois de ouvir umas meia duzias de "magrela sem bunda" comecei a achar que eu se resumia a isso: uma baixinha, magela, sem bunda... fiquei muito pra baixo e quase isso se tornou algo mais sério. Mas ai pude perceber que eu sou bonita do jeito que sou, alta, baixa, gorda ou magra todas nós somos bonitas pelo o que somos por dentro, afinal beleza um dia vai embora e só resta o nós realmente somos! Muito bom, seu texto mesmo! Amei

    ResponderExcluir
  5. Ahh,é exatamente isso que me pergunto com frequência. não faz sentido sermos contra e querermos ser aceitas,não e mesmo?

    Seu texto ficou bem legal!
    beijos!!
    http://dama-louca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uau,que post mara. Adorei mesmo,e concordo plenamente com vocês.
    É isso ai,continua assim.
    Beijos http://modernaatrevida.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  7. legal,amei esse post,eu nunca tinha parado pra pensar quando eu deixei de me achar bonita!Bjos..estou seguindo o blog

    http://grazielesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Você manda bem nas palavras Duda, está de parabéns, ótimo texto!!
    http://escrituras-da-alma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Super concordo com você, nenhuma mulher enquadra no padrão da mulher perfeita, tirando a Barbie. Que apenas uma boneca sem coração.
    http://arquivodeletado.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir